OBESIDADE: OPÇÕES TÉCNICAS DISPONÍVEIS

A cirurgia da obesidade não é algo tão novo como muitos imaginam. Ainda no século passado ocorreram as primeiras cirurgias nos Estados Unidos, nos anos 50. Entretanto, as técnicas iniciais, com desvio intestinal (Jejuno-ileal) provocavam consequências drásticas ao organismo, incluindo-se o desequilíbrio metabólico e a desnutrição grave. Foram, por isso, praticamente abandonadas com o decorrer dos anos.

Em nossa clínica, não utilizamos esse tipo de operação e também não concordamos com cirurgias plásticas (abdominoplastia) que têm sido utilizadas ao mesmo tempo da cirurgia da obesidade.

Felizmente, alguns cirurgiões e cientistas continuaram estudando e aprimorando as técnicas que hoje estão disponíveis em nosso meio e com resultados muito satisfatórios. Atualmente, existem vários tipos de cirurgia que se dividem, basicamente, em três grupos:

Restritivas;
Disabsortivas;
Combinadas;

Nossa equipe não tem predileção por nenhuma técnica; utilizamo-nos de todas as técnicas seja por via convencional ou laparoscópica. Entendemos que cada paciente deve ser avaliado individualmente, de acordo com seu perfil, gravidade da doença, hábitos nutricionais e condições socio-psicológicas, para que possamos saber qual a cirurgia mais indicada. É necessário, entretanto, grande colaboração do pacientee a plena adesão ao protocolo da clínica para que os resultados sejam compensadores. Algumas pequenas adaptações das técnicas podem melhorar os resultados em determinados casos.

Cirurgia Bariátrica

Reuniões | Depoimentos | Telefone: 31 3292.5929 | 3337.2000